A ideia de Hugo foi desenvolver um meio de transporte prático e não poluente para solucionar o problema do deslocamento em trechos como casa-trabalho-casa ou casa-escola-casa. Substituindo aquela caminhada de 10 a 15 minutos, conhecida em inglês como “last mile”, normalmente feita após a utilização de transporte público, seja ônibus, trem ou metrô. O mais bacana é que o projeto foi concebido no Parque Tecnológico da Bahia. Muito bom de ler isso aí! 🙂
A Movpak atinge até 24 km/h e sua autonomia é de cerca de 14 km. Pode até ser o seu único meio de transporte em distância curtas, se há a certeza de se encontrar uma tomada entre a ida e a volta do trajeto. A bateria leva duas horas para ficar completamente carregada; a velocidade e o freio do skate são controlados com um acelerador de mão, que se comunica com o motor elétrico por meio da tecnologia sem fio bluetooth. Já foram construídos quatro protótipos funcionais e um dos principais objetivos para as próximas versões é a diminuição de peso do conjunto, atualmente de 7,7 kg.
Neste momento, o projeto já arrecadou 43,624 dólares dos 100 mil necessários. Tudo indica que o Movpak será um sucesso e, para quem se interessar, o preço de uma unidade ($1.190) mais o envio para o Brasil ($110) fica por 1300 dólares. E você recebe o capacete, além de poder divulgar que ajudou o projeto a se concretizar. A previsão para a entrega do primeiro lote do Movpak é Abril de 2015.
Discussion about this post