O principal objetivo do Designer deverá ser a execução de um projeto, que apesar de ser considerado arte, por assim dizer oitava arte, comparadamente à Arquitetura, necessita ser preciso, eficaz, lógico e cumpridor do seu papel socio-cultural como produto final.
A relação custo/benefício do Design é excelente. Todos os empreendimentos, de pequeno a grande porte, poderão se beneficiar com este investimento.
A média de investimento é tirada pela produção, em que 15% do custo final de um produto é referente ao investimento em Design e 85% à produção propriamente dita.
Nesse momento é importante calcular o Retorno do Investimento (ROI – Return On Investment). O ROI definirá o quanto compensará investir e pode-se fazer uma estimativa clara dos investimentos e lucros que o projeto trará. O retorno pode ser corte nos custos, maior participação no mercado (market-share), conscientização da marca (branding awareness), aumento direto nas vendas (no caso de e-commerces), influência na compras, etc.
Nesta fase é imprescindível sentar com o cliente e definir o que ele espera receber em troca e o que o projeto poderá ter como meta. Tudo isso deve ser muito bem documentado já que, se o ROI for alcançado, servirá como parâmetro para as estratégias de design e marketing seguintes.
Numa simples e breve suposição, estima-se que um projeto eficaz de design circula a volta de 15% do valor de produção de um produto ou de execução de serviço. Mas vale lembrar que cada caso é um caso.
[Este artigo aborda o, Web Design, Especialidade Design, Especialista em Design, Finalidade do Design, Entendendo o Design, Guia de Design, Investimento em design, ROI, ]
Discussion about this post