O consumidor querer a última geração do IPhone não é por imposição da industria Apple e sim por um desejo quase compulsivo por possuir algo incomparável no mercado.
O fato da Apple disponibilizar e atualizar os sistemas e drivers, de modo compatível aos Macs, Iphones, Ipods de todas as gerações já lançadas, bem como de todos os demais produtos e acessorios, sem impor a nova tecnologia do hardware como obrigatória para se estar atual, mostra o pensamento super ecológico de uma empresa verde.
Quero deixar registrado, que reconheço nesta empresa uma grande lição ecológica. Em tempos de preocupação com o meio ambiente e o lixo tecnológico, nunca vi nenhum produto Apple, nesta década, abandonado no lixo ou em alguma gaveta. Será que as outras empresas não poderiam aprender algo com esta lição?
Nas gavetas dos membros da minha família tem uns 4 carregadores de celulares antigos que não sei porque guardamos. Cada carregador tem um plug diferente, mesmo que sejam da mesma marca. É a ‘pena’ em se jogar fora o tal lixo tecnológico, daí guardamos com alguma esperança de haver necessidade de uso ‘um dia’, mas esse dia nunca chega. É quando fazemos aquela faxina bianual e encontramos na verdade diversos celulares, mouses, microfones, webcams, teclados, mediaplayers, fones de ouvido, etc, todos quebrados, sequer reaproveitáveis pois o único destino é o lixo, e aí, não há jeito a dar, a não ser nos desfazermos de tudo. Mas basta adquirir novamente esses produtos por qualquer motivo alheio à nossa vontade, que o ciclo começa outra vez.
Qualquer produto Apple pode ser revendido a qualquer época, doado aos primos mais novos, pais, avós, tios ou amigos, isso devido ao fato de terem qualidade sem data de validade, de serem compativeis entre si e atualizáveis. Afinal quem não quer uma doação com a maçã estampada. O que não serve para você, certamente servirá para alguém menos exigente com o hardware, que exija menos da placa gráfica no Mac, que tenha menos cds para por no Ipod, que não precise de um magic mouse para design, pois só usa Word ou que o teclado até pode ter fio, que para ele tudo bem (ao menos as teclas não encravam no P). Sempre há alguém pronto para ser o novo dono de um antigo produto Apple.
É evidente que teria ainda muito a falar sobre a Apple – Empresa Verde, mas destaco três pontos: as pequenas embalagens sob medida para todos os produtos, que popam espaço no transporte (popando energia e monoxido de carbono no ar); o carregador não acompanhar a maioria dos seus gadgets (evitando encher gavetas); os manuais serem resumidos (se você quer saber mais, vai ler na net!).
Das outras empresas/industrias, teria muito a falar mal (mas nem tenho inspiração). Quero apenas reclamar por tanta energia gasta, tantos materiais recicláveis esquecidos, produtos criados para serem descartaveis, porém nada é reaproveitado. Que vergonha.
Discussion about this post